Interdisciplinary research,
education and capacity building
9 May 2011
Tom Schatz discute a Hollywood contemporânea num ciclo de cinema, entre 23 e 27 de Maio.
Um ciclo enquadrado no Summer Institute 2011 promovido pela área de Media Digitais do Programa UTAustin | Portugal / Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, a que a Cinemateca Portuguesa se associa.
Em Lisboa para um conjunto de actividades organizadas pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, Tom Schatz vem (mais uma vez) à Cinemateca para um programa de cinco filmes organizado em aproximação a um modelo de seminário. Schatz, professor no Departamento de Rádio, Televisão e Cinema da Universidade do Texas, foi autor de um livro decisivo para o estudo da Hollywood clássica, The Genius of the System. A Hollywood contemporânea é igualmente um campo do seu interesse, e é esse o âmbito do programa, por si seleccionado, que virá apresentar à Cinemateca. Todas as sessões serão precedidas de uma comunicação de Schatz, enquadrando o filme a projectar nas lógicas que dominam a produção hollywoodiana contemporânea, nomeadamente em termos de um pensamento “transmédia”. As sessões decorrerão ao longo de uma semana, sempre na mesma sala e à mesma hora, e será possível adquirir previamente uma “caderneta” de bilhetes para o conjunto do programa, a um preço especial de 10 euros, à venda a partir de 16 de Maio.
Para mais informações, consulte http://www.cinemateca.pt/.
STAR WARS, EPISODE IV: A NEW HOPE
Star Wars Episódio IV: A Guerra das Estrelas
de George Lucas
com Mark Hamill, Harrison Ford, Carrie Fisher, Peter Cushing
Estados Unidos, 1977 - 120 min / legendado em português
Em termos de produção, A GUERRA DAS ESTRELAS foi cronologicamente o primeiro filme de uma das mais famosas sagas cinematográficas de sempre. “Numa galáxia distante” renasce a aventura clássica, cruzamento dos filmes em episódios dos anos 30, como FLASH GORDON com THE ADVENTURES OF ROBIN HOOD. Luke Skywalker junta-se à Princesa Leila e encontram a ajuda de um aventureiro, Han Solo (primeiro grande papel de Harrison Ford) para a sua luta contra o Império Galáctico. Ou como a “Nova Hollywood” reciclou as receitas da velha.
Seg. [23] 18:00 | Sala Luís de Pina
THE SIMPSONS MOVIE
Os Simpsons: O Filme
de David Silverman
com Dan Castellaneta, Julie Kavner, Nancy Cartwright (vozes)
Estados Unidos, 2007 – 87 min / legendado em português
Baseado na célebre série televisiva de animação, “o filme dos Simpsons” – os Simpsons em ecrã panorâmico –, é também fiel a ela e ao seu tipo de humor, pontuado por gags construídos à volta da irresponsabilidade adolescente do adulto Homer. Um blockbuster de animação.
Ter. [24] 18:00 | Sala Luís de Pina
THE LORD OF THE RINGS: THE FELLOWSHIP OF THE RING
O Senhor dos Aneis: A Irmandade do Anel
de Peter Jackson
com Elijah Wood, Cate Blanchett, Ian Holm, Christopher Lee, Viggo Mortensen Nova Zelândia,
Estados Unidos, 2001 – 181 min / legendado em português
Primeiro título da trilogia baseada na fantasiosa obra homónima de J.R.R. Tolkien, publicada em três volumes em 1954/55, e que já inspirara STAR WARS. Nos anos 2000, os filmes de super-produção de Jackson saldaram-se em êxitos populares e de bilheteira.
Qua. [25] 18:00 | Sala Luís de Pina
THE DARK KNIGHT
O Cavaleiro das Trevas
de Christopher Nolan
com Christian Bale, Michael Caine, Heath Ledger, Gary Oldman
Estados Unidos, 2008 – 152 min / legendado em português
Batman por Christopher Nolan no filme que ficou conhecido como o último papel de Heath Ledger, que morreu prematuramente antes da estreia e compõe uma personagem de Joker geralmente saudada como o grande trunfo do filme. Esta versão renuncia à iconografia BD para propor uma incursão apocalíptica urbana mais próxima do modelo do policial.
Qui. [26] 18:00 | Sala Luís de Pina
SEX AND THE CITY
O Sexo e a Cidade
de Michael Patrick King
com Sarah Jessica Parker, Kim Cattrall, Kristin Davis, Cynthia Nixon
Estados Unidos, 2008 – 145 min / legendado em português
Primeira adaptação ao cinema da famosa série televisiva baseada no livro de Candace Bushnell centrada nas personagens, aventuras e desventuras fraternais, amorosas e sexuais das quatro amigas nova-iorquinas Carrie Bradshaw, Samantha, Charlotte e Miranda. Para além delas, e do sempre fotogénico cenário de Nova Iorque, o filme aposta nos ingredientes da moda.
Sex. [27] 18:00 | Sala Luís de Pina
Professor Tom Schatz escreve:
Each of these films represents a key development or an important aspect of Hollywood’s ongoing quest for media convergence and “synergy” – a strategy that includes not only films but a wide range of other products, media formats, and corporate divisions (television and home video, computer and video games, music, print media, theme parks and resorts, licensing and merchandising, and so on).
Transmedia storytelling is as old as the movie industry itself, although it has accelerated dramatically since the early 1990s due to three interrelated forces: media conglomeration, globalization, and digitization. These three forces are transforming not only Hollywood cinema but the global entertainment industry at large, with major implications for media industries (and related industries like advertising, consumer electronics, and personal computers) worldwide. Movies like The Lord of the Rings and The Dark Knight represent one of the more obvious manifestations of these trends, as the Hollywood studios (and their parent companies) develop story forms and formats that can be strategically expanded on a global scale into other media and an ever-expanding range of markets.