Interdisciplinary research,
education and capacity building
12 May 2009
Nominations open for the 2009 ZON Prize for Creativity in Multimedia. Entries are due October 2, 2009.
Maior Prémio Monetário Nacional: 200 000 Euros para promover cultura multimédia e audiovisual em Portugal
Sessão de Divulgação
21 Maio 2009
Local: Auditório da Biblioteca da FCT/UNL, no Monte da Caparica
Horário: 11h00
Para mais informações: www.zon.pt/premio
Já estão abertas as candidaturas para a segunda edição do Prémio ZON Criatividade em Multimédia.
O Prémio ZON Criatividade em Multimédia é o maior Prémio monetário atribuído em Portugal, num concurso multidisciplinar, com o valor global de 200 mil euros, distribuído por três categorias: Aplicações, Conteúdos Multimédia e Curtas-Metragens. O primeiro classificado de cada categoria recebe ainda uma Bolsa de investigação na Universidade de Austin, Texas.
Lançado em 2008, numa parceria público-privada entre a ZON Multimédia, a FCT (Fundação para a Ciência e Tecnologia) e o ICA (Instituto do Cinema e Audiovisual) o Prémio revelou-se um verdadeiro sucesso na primeira edição, com mais de 100 candidaturas. O objectivo é continuar promover a inovação e premiar a excelência, contribuindo para o desenvolvimento das indústrias multimédia e audiovisual em Portugal. A ZON visa ainda distinguir trabalhos que reflictam os valores da empresa, nomeadamente, agilidade, inovação, competência, proximidade e diversidade.
O Prémio ZON é anual e está aberto à participação de indivíduos e/ou organizações em geral, mas é particularmente vocacionado para a população universitária e jovens recém licenciados. A ZON vai iniciar, ainda este mês, um roadshow por algumas Universidade e Institutos do país com o objectivo de promover o Prémio e estimular a participação dos estudantes.
O Júri do Prémio, cujo Presidente é o CEO da ZON, Rodrigo Costa, é constituído por representantes da Empresa e personalidades de reconhecida competência nos domínios da criatividade e inovação. A saber:
Categoria Conteúdos Multimédia : José Alberto Carvalho (RTP), Artur Pimenta Alves (Universidade do Porto/ CoLab), António Câmara (Faculdade de Ciências e Tecnologia da Univ. Nova de Lisboa/ CoLab), Nuno Cintra Torres (ZON Conteúdos);
Categoria Aplicações : José Encarnação (Fundação Fraunhofer), Nuno Correia (Faculdade de Ciências e Tecnologia da Univ. Nova de Lisboa/ CoLab), Manuel Sequeira (ZON Multimédia);
Categoria Curtas-metragens : Leonor Silveira (ICA), Mário Augusto (SIC), Antunes João (ZON Lusomundo).
A Primeira edição do Premio representou um forte estímulo à produção de conteúdos com grande qualidade e constituiu um contributo ímpar para revelar e dar a conhecer novos talentos. Nuno Rocha foi um deles. Com a Curta-metragem 3x3 alcançou o Grande Prémio, tendo ganho, para além de 100 000 Euros, a oportunidade de lançar a sua carreira. A sua curta-metragem foi ainda exibida, em conjunto com o oscarizado “Quem quer ser Bilionário”, nas salas de cinema portuguesas. Na categoria Conteúdos Multimédia foram premiados dois trabalhos de grande relevo: o e-book “Laboratórios de Instrumentação para Mediação” de uma equipa de investigadores da FEUP e um site português, de referência a nível mundial, sobre surf (surfertoday.com) de Luís Madureira Pinto. Nas aplicações foi premiada a empresa Comm Togethteher, de Coimbra, com a aplicação de geo-referenciação Astrolab. 2.0.
As candidaturas para a edição de 2009 terminam a 2 de Outubro.