Candidaturas abertas para Prémio ZON Criatividade em Multimédia 2009


Interdisciplinary research,
education and capacity building


12 May 2009

Nominations open for the 2009 ZON Prize for Creativity in Multimedia. Entries are due October 2, 2009.

Maior Prémio Monetário Nacional: 200 000 Euros para promover cultura multimédia e audiovisual em Portugal

Sessão de Divulgação
21 Maio 2009
Local: Auditório da Biblioteca da FCT/UNL, no Monte da Caparica
Horário: 11h00

Para mais informações: www.zon.pt/premio

Já estão abertas as candidaturas para a segunda edição do Prémio ZON Criatividade em Multimédia.

O Prémio ZON Criatividade em Multimédia é o maior Prémio monetário atribuído em Portugal, num concurso multidisciplinar, com o valor global de 200 mil euros, distribuído por três categorias: Aplicações, Conteúdos Multimédia e Curtas-Metragens. O primeiro classificado de cada categoria recebe ainda uma Bolsa de investigação na Universidade de Austin, Texas.

Lançado em 2008, numa parceria público-privada entre a ZON Multimédia, a FCT (Fundação para a Ciência e Tecnologia) e o ICA (Instituto do Cinema e Audiovisual) o Prémio revelou-se um verdadeiro sucesso na primeira edição, com mais de 100 candidaturas. O objectivo é continuar promover a inovação e premiar a excelência, contribuindo para o desenvolvimento das indústrias multimédia e audiovisual em Portugal. A ZON visa ainda distinguir trabalhos que reflictam os valores da empresa, nomeadamente, agilidade, inovação, competência, proximidade e diversidade.

O Prémio ZON é anual e está aberto à participação de indivíduos e/ou organizações em geral, mas é particularmente vocacionado para a população universitária e jovens recém licenciados. A ZON vai iniciar, ainda este mês, um roadshow por algumas Universidade e Institutos do país com o objectivo de promover o Prémio e estimular a participação dos estudantes.

O Júri do Prémio, cujo Presidente é o CEO da ZON, Rodrigo Costa, é constituído por representantes da Empresa e personalidades de reconhecida competência nos domínios da criatividade e inovação. A saber:

Categoria Conteúdos Multimédia : José Alberto Carvalho (RTP), Artur Pimenta Alves (Universidade do Porto/ CoLab), António Câmara (Faculdade de Ciências e Tecnologia da Univ. Nova de Lisboa/ CoLab), Nuno Cintra Torres (ZON Conteúdos);

Categoria Aplicações : José Encarnação (Fundação Fraunhofer), Nuno Correia (Faculdade de Ciências e Tecnologia da Univ. Nova de Lisboa/ CoLab), Manuel Sequeira (ZON Multimédia);

Categoria Curtas-metragens : Leonor Silveira (ICA), Mário Augusto (SIC), Antunes João (ZON Lusomundo).

A Primeira edição do Premio representou um forte estímulo à produção de conteúdos com grande qualidade e constituiu um contributo ímpar para revelar e dar a conhecer novos talentos. Nuno Rocha foi um deles. Com a Curta-metragem 3x3 alcançou o Grande Prémio, tendo ganho, para além de 100 000 Euros, a oportunidade de lançar a sua carreira. A sua curta-metragem foi ainda exibida, em conjunto com o oscarizado “Quem quer ser Bilionário”, nas salas de cinema portuguesas. Na categoria Conteúdos Multimédia foram premiados dois trabalhos de grande relevo: o e-book “Laboratórios de Instrumentação para Mediação” de uma equipa de investigadores da FEUP e um site português, de referência a nível mundial, sobre surf (surfertoday.com) de Luís Madureira Pinto. Nas aplicações foi premiada a empresa Comm Togethteher, de Coimbra, com a aplicação de geo-referenciação Astrolab. 2.0.

As candidaturas para a edição de 2009 terminam a 2 de Outubro.