FCT call for research projects in thematic areas of the application of Mathematics.
Deadline: 13 Nov 2009
EDITAL
Nº 12 / SAESCTN / 2009
SISTEMA DE APOIO A ENTIDADES DO SISTEMA CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO NACIONAL (SAESCTN)
Projectos de Investigação CIENTÍFICA E DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO NO ÂMBITO DOs
ACORDOs DE COOPERAÇÃO ENTRE PORTUGAL
E A UNIVERSIDADE DO TEXAS EM AUSTIN
E A CARNEGIE MELLON UNIVERSITY – 2009
CONCURSO PARA PROJECTOS EM ÁREAS TEMÁTICAS
DE APLICAÇÃO DA MATEMÁTICA
1. Objectivos e Prioridades
No âmbito dos Programas University of Texas at Austin – Portugal (UTAustin-Portugal) e Carnegie Mellon University – Portugal (CMU-Portugal) é aberto concurso para financiamentode Projectos de Investigação Científica e Desenvolvimento Tecnológico em áreas temáticas de aplicação da Matemática, tal como especificado pelos programas UTAustin-Portugal e CMU-Portugal e divulgado no sítio da internet:
http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/projectos/concursos/uta_cmu-math.
São prioritárias as seguintes áreas temáticas de aplicação da Matemática:
· Materiais Avançados, incluindo compósitos, micro e nano-estruturas e estruturas biológicas, métodos variacionais e numéricos;
· Interfaces, propagação de frentes e processamento de imagem, incluindo modelos variacionais, métodos numéricos, aplicações à geofísica, ciências do ambiente, medicina computacional, visualização, visão e reconhecimento de imagem;
· Aplicações às ciências básicas, incluindo física-matemática, química computacional e biologia matemática;
· Matemática financeira e modelos estocásticos, incluindo modelos de risco, funções de utilidade, controlo óptimo estocástico, redes estocásticas, incluindo análise de redes de grandes dimensões, aproximação por difusão, superprocessos e grandes desvios, bem como problemas computacionais;
· Tecnologias de informação e comunicação, incluindo segurança de informação, redes de sensores, optimização em redes e interacção humano-computador.
Estes projectos devem ter uma forte componente matemática, com a participação de investigadores das seguintes disciplinas nucleares da matemática:
· Álgebra e Teoria de Números,
· Análise Aplicada e Numérica,
· Análise e Equações com Derivadas Parciais,
· Física-Matemática,
· Geometria, Topologia,
· Optimização e Controlo Óptimo,
· Processos Estocásticos e Matemática Financeira,
· Sistemas Dinâmicos,
bem como de investigadores doutras áreas relevantes para o projecto. Poderão, ainda, ser financiados projectos de elevada qualidade em outras áreas fundamentais, não-aplicadas, da Matemática.
Todas as candidaturas têm de respeitar integralmente os termos de referência definidos no documento “ Terms of Reference for the Calls for Proposals ” disponíveis em http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/projectos/concursos/uta_cmu-math/docs/terms.pdf,e serão avaliadas de acordo com os critérios de selecção aprovados no âmbito do Regulamento de Execução do Sistema de Apoio a Entidades do Sistema Científico e Tecnológico Nacional (SAESCTN) referidos no Ponto 6.
2. Entidades Beneficiárias
Podem candidatar-se equipas de investigação de duas ou mais entidades nacionais em conjunto com equipas de investigação da University of Texas at Austin ou da Carnegie Mellon University, juntamente com empresas associadas aos Programas (opcional) , enquadradas nas tipologias a seguir indicadas:
a) Instituições do Ensino Superior, seus Institutos e Centros de I&D;
b) Laboratórios Associados;
c) Laboratórios do Estado;
d) Instituições privadas sem fins lucrativos que tenham como objecto principal actividades de Ciência e Tecnologia;
e) Empresas desde que inseridas em projectos liderados por Instituições de I&D públicas ou privadas sem fins lucrativos, e que contribuam para o financiamento do projecto;
f) Outras instituições públicas e privadas, sem fins lucrativos, que desenvolvam, ou participem em actividades de investigação científica.
Os beneficiários deverão possuir Curriculum Vitae reconhecido em domínios de relevância para a execução dos projectos.
3. Âmbito Territorial e Financiamento
3.1 Âmbito territorial:
A afectação territorial dos projectos é determinada pela Região NUTS II onde se localizam as Instituições Proponente e Participantes.
3.2 Financiamento:
Prevê-se que o número de projectos a apoiar não exceda 4, com um total de financiamento máximo para cada projecto de 300 mil euros e duração máxima de 36 meses. As despesas elegíveis incluem recursos humanos, missões, consultores, aquisição de equipamento, aquisição de bens e serviços, e outras despesas correntes para suportar as actividades de investigação, registo de patentes por entidades do SCT nacional, despesas com a intervenção de ROC ou TOC e encargos gerais. As despesas em equipamento deverão estar limitadas a 25% das despesas elegíveis.
Este concurso não financia as equipas da University of Texas at Austin e da Carnegie Mellon University que serão financiadas por fundos nacionais através de verbas do MCTES no quadro dos Programas UT Austin-Portugal e CMU-Portugal , nem empresas participantes .
Os projectos com Instituição Proponente localizada nas Regiões NUTS II de Lisboa, Algarve e Regiões Autónomas são integralmente financiados por fundos nacionais através do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES).
Os Projectos com Instituição Proponente localizada nas Regiões NUTS II do Objectivo Convergência (Norte, Centro e Alentejo) são co-financiados com verbas do COMPETE -Programa Operacional Factores de Competitividade, sendo que nestes casos, as Instituições Participantes localizadas em regiões fora do Objectivo Convergência são financiadas por fundos nacionais, através do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES).
O financiamento do COMPETE - Programa Operacional Factores de Competitividade assume a natureza de apoio não reembolsável até 70% das despesas elegíveis do projecto, sendo a restante componente suportada por fundos nacionais.
4. Dotação Orçamental
A dotação orçamental total afecta ao presente concurso é de 1.200mil euros, sendo a dotação orçamental máxima FEDER no âmbito do COMPETE - Programa Operacional Factores de Competitividade de 600 mil euros.
5. Apresentação de Candidaturas
As candidaturas devem ser apresentadas à FCT, em língua inglesa, entre o dia 7 de Setembro de 2009 e as 17 horas, hora de Lisboa, do dia 13 de Novembro de 2009, em formulário electrónico próprio através do sítio http://alfa.fct.mctes.pt/concursos. Recomenda-se a leitura do Guia de preparação de candidaturas, disponível em http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/cooptrans/parcerias/uta_cmu-math , bem como os Regulamentos referidos no ponto 7 deste Edital.
Cada investigador doutorado ou não doutorado só pode estar incluído num único projecto.
Não serão financiados projectos cujos Investigadores Responsáveis ultrapassem os 100% de tempo dedicado a projectos de investigação financiados pela FCT.
Não serão aceites candidaturas cujos Investigadores Responsáveis ou Instituições Proponentes se encontrem em situação de incumprimento injustificado dos requisitos regulamentares no que respeita à apresentação de Relatórios de Execução Científica ou Financeira e devolução de saldos de projectos anteriores.
Os projectos a financiar terão a duração máxima de 36 meses, sujeita a avaliação intercalar.
6. Metodologia de Selecção dos Projectos a Apoiar
A avaliação será efectuada por painéis internacionais de avaliadores independentes.
A metodologia de selecção e hierarquização dos projectos é baseada no indicador de Mérito do Projecto que assenta nos seguintes critérios, que são detalhados no Regulamento de Acesso a Financiamento de Projectos de Investigação Científica e Desenvolvimento Tecnológico:
A = Mérito científico e carácter inovador do projecto numa óptica internacional,
B = Mérito científico da equipa de investigação,
C = Exequibilidade do programa de trabalhos e razoabilidade orçamental,
D = Contributo para a acumulação de conhecimento e competências do SCTN (efeitos e resultados esperados).
Serão ainda tidos em consideração os seguintes aspectos:
· Capacidade de integração nos centros de investigação nacionais e/ou na(s) empresa(s) envolvida(s) de:
· Investigadores Doutorados;
· Alunos de Doutoramento e Pós-Doutoramento envolvidos no Programa UT Austin|Portugal ou CMU|Portugal.
· Alunos do 1º Ciclo do Ensino Superior, a envolver em actividades de iniciação à investigação.
· Envolvimento de jovens investigadores em formação;
· Envolvimento de duas ou mais universidades Portuguesas e centros de investigação e desenvolvimento nacionais;
· Financiamento e participação dos parceiros da indústria.
Para efeitos de selecção e decisão de financiamento, os projectos serão objecto de hierarquização por ordem decrescente da classificação obtida no processo de avaliação.
7. Divulgação e Informação Complementar
O presente Edital e outras peças e informações relevantes, nomeadamente o Regulamento de acesso a financiamento de projectos de investigação científica e desenvolvimento tecnológico e o Regulamento de Execução do Sistema de Apoio a Entidades do Sistema Científico e Tecnológico Nacional (SAESCTN), estão disponíveis através do sítio da Fundação para a Ciência e a Tecnologia e no sítio do COMPETE - Programa Operacional Factores de Competitividade.
Informações sobre o conteúdo do formulário de candidatura podem ser solicitadas a projectosharvard@fct.mctes.pt.
Informações sobre questões de carácter informático podem ser solicitadas a webmaster@fct.mctes.pt.
____________________________________________________
UT Austin|Portugal and CMU|Portugal Programs
in Mathematics
Terms of Reference for the Calls for Proposals
This document provides information relevant to the Call for Proposals for the UTAustin|Portugal and CMU|Portugal Program in Mathematics by the Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).
Regulations governing access to funding are available at:
http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/projectos/regulamento
The announcement of the opening of each call is available at:
http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/projectos/concursos/uta_cmu-math
Themes. This call will open in selected areas of application of mathematics, namely:
- Advanced Materials, including composites, micro and nano-structures and biological structures, variational and numerical methods.
- Interfaces, front propagation and image processing, including variational models, numerical methods, applications to geophysics, environmental sciences, computational medicine, visualization, vision and image recognition;
- Applications to basic sciences including mathematical physics, computational chemistry and mathematical biology;
- Mathematical finance and stochastic network models, including risk modeling, utility based valuation, stochastic optimal control, stochastic networks, including analysis of complex large-scale networks, diffusion approximations, measure-valued processes and large deviations, as well as computational issues.
- Information and communication technology, including security information, sensor networks and human-computer interaction.
All projects should have a strong component from core areas of Mathematics. High quality projects in non-applied areas of Mathematics will also be considered for funding.
Successful competitive proposals will involve a collaborative effort between (at least) two Portuguese research teams from different legally defined institutions and (at least) one research team from either the University of Texas at Austin or Carnegie Mellon University.
Duration of activity. A typical proposal should cover research efforts for a period of three years. Funding for years 2 and 3 will be conditional on the progress achieved by the team as determined upon review by the Boards of the UTAustin | Portugal and Carnegie Mellon | Portugal programs.
Funding. Up to four projects will be funded, with a maximum of 300kEuros per project for the beneficiaries from research units and universities in Portugal. The participating researchers from Carnegie Mellon University will be funded by the Information and Communication Technologies Institute at Carnegie Mellon University. The participating researchers from the University of Texas at Austin will be funded by the International Collaboratory for Emerging Technologies at the University of Texas at Austin. The involved companies will not be funded by FCT.
Eligible applicants. Each proposal must be submitted by a consortium of at least two research groups associated with different Universities, Associate Laboratories, Research Centers, State Laboratories or any other public or private research institutions in Portugal, and at least one research team from Carnegie Mellon University or the University of Texas at Austin. It is expected that post-docs and students enrolled in the PhD programs of the UT Austin | Portugal and Carnegie Mellon |Portugal programs, as well as students of the first and second cycle under the Bologna declaration, be integrated in the research activities carried out at the research units and the involved companies. Beneficiaries must have a recognized curriculum vitae in the areas relevant to the execution of the project. Priority will be given to proposals that include the effective participation of industrial partners, materialized in the form of human resources at companies and the commitment of financial or material resources. Each researcher with a PhD can only be involved in at most one proposal.
Where to apply. Applications must be submitted online through the FCT website http://alfa.fct.mctes.pt/concursos following the Announcement of the Call for Proposals.
Deadline for receipt of full applications. November 13th, 2009 (17h00 Lisbon time).
Requirements. Full applications must fulfill the following requirements:
* Be written in English
* Include an overview of proposed research emphasizing how the proposal meets the objectives of the UT Austin | Portugal and/or Carnegie Mellon | Portugal programs. Emphasize also the nature and expected outcomes of the collaborative work. State clearly the aims of the team as a whole and indicate the specific role played by each member in achieving the goals of the team. Explain the advantages of conducting the proposed studies as a collaborative effort (do not exceed three pages, 11 point font).
* Include a detailed outline of the proposed research, including preliminary results (do not exceed seven pages, 11 point font). The detailed presentation must delineate the specific contributions of each member of the team.
* Include the CV and publication list of the principal applicant and each co-applicant (for each applicant, maximum of 2 pages, 11 point font, including a list of up to 10 of the most relevant papers).
Review of applications. Applications will be reviewed by a Review Committee of independent experts, from nations other than Portugal, organized by FCT. The Review Committee will be responsible for evaluating the merit of each proposal.
The selection for funding is based on the following criteria:
1. Relevance of the project towards obtaining comparative advantages for Portugal, in accordance with the objectives stated in the strategic plan of the Carnegie Mellon | Portugal program and UT Austin | Portugal.
2. Scientific merit, relevance, originality, and expected results of the proposed research;
3. Scientific merit, scientific productivity and collaboration potential of the research groups and their qualifications to carry out the project;
4. Ability to integrate post-docs and PhD students (involved or to be involved in the Carnegie Mellon | Portugal program or UT Austin program), as well as undergraduate students in the work to be carried out at the research units and the involved companies;
5. Degree of involvement of companies in the proposed research and transfer of the research outcomes to the industry;
6. Rationale for the proposed research and budget.
Grant applications will be assessed on a strictly competitive basis by an international panel of independent experts. If requested, salary support for principal investigators will be limited to no more than 10% of the principal investigator’s then current salary. Travel support will be provided to allow all the researchers from the UT Austin and Carnegie Mellon teams to meet annually with their counterparts in Portugal and to participate in the Annual Retreat to be held in Portugal; these meetings and the Annual Retreat will be essential to ensure active networking among all the participants of the program.